⚓Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí intensifica as ações de fiscalização do tráfego aquaviário no litoral norte gaúcho

A Marinha do Brasil, representada pela Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai) no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, está realizando a Operação Verão, que neste ano tem como lema “Operação Verão: Mares seguros e limpos”. Período no qual são intensificadas as ações de fiscalização das embarcações, em especial, as de transporte de passageiros empregadas nas atividades de turismo náutico e daquelas destinadas ao esporte e lazer náutico (lanchas e motos aquáticas).
A Operação possui a finalidade de verificar as condições de segurança das embarcações, o material de salvatagem, como: coletes salva-vidas, boias circulares e extintores de incêndio, e os documentos da embarcação e do seu condutor, além de realizar teste com etilômetro.
No dia 15 de janeiro, a operação completou um mês, sendo fiscalizadas 476 embarcações, emitidas 22 notificações e apreendidas 4 embarcações, representando um aumento de 69% no número de embarcações abordadas no mesmo período da operação anterior.
Abaixo segue as principais recomendações para uma navegação segura:
1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo.
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.
9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.
13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.
14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. O colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.
15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *