Prefeitura de Imbé instala obstáculos para impedir ultrapassagem pelo acostamento

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T) de Imbé concluiu nesta sexta-feira (02) a instalação de obstáculos físicos no acostamento da Avenida Paraguassú, no trecho localizado entre a rótula da Avenida Caxias do Sul e a sinaleira do bairro Courhasa, no sentido Centro-Bairro.

Tubos de concreto foram fixados ao longo do trecho para evitar que motoristas trafeguem pelo acostamento da via como forma de ultrapassagem, uma prática que tem se tornado comum, sobretudo durante a temporada de verão. Os materiais também receberam pintura para sinalização.

Titular da SEMUSP-T, Marco Antonio Silva explica que a medida reforça a segurança viária no trecho. “É comum observar motoristas imprudentes utilizando o acostamento como forma de ultrapassar e ‘furar’ a fila de veículos que aguardam a liberação do semáforo naquele ponto”, comenta Marco. “Essa medida dificulta a prática desta irregularidade. Mas o ideal é que os condutores tenham consciência de que, além de infração de trânsito, ultrapassar pelo acostamento coloca em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres”, complementa.

Recentemente a Prefeitura também colocou cavaletes para impedir a ultrapassagem de veículos pela área de conversão para a entrada no bairro, na sinaleira do bairro Courhasa. Para reduzir a fila de veículos que aguardam a abertura do semáforo para fluxo pela Avenida Paraguassú, a Prefeitura aumentou recentemente a temporização em ambos os sentidos, passando de 45 para 80 segundos cada. “Nosso Departamento de Trânsito está permanentemente estudando medidas e alterações visando uma melhor trafegabilidade nas ruas e avenidas da nossa cidade”, finaliza o secretário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *